quarta-feira, 17 de março de 2010

Violência contra pessoas portadoras de deficiências




A violência contra pessoas portadoras de deficiências é agravada, assim como nos outros casos, pela vulnerabilidade desse grupo, que se torna maior se o portador de deficiência for mulher, idoso ou criança/adolescente. A denúncia contra esse tipo de violência deve ser estimulada junto à sociedade, principalmente porque muitas vezes o portador de deficiência não tem condições de faze-la. O atendimento deve ser integrado e facilitado e a acessibilidade aos serviços, garantida, minimizando o sofrimento.

A família, assim como a sociedade, deve ser conscientizada de que o portador de deficiência possui características pessoais, habilidades e potenciais que não podem ser anulados por causa da sua condição, mas ao contrário, devem ser estimulados. Assim, o portador de deficiência não pode ser visto como um diferente, pois isso só contribui mais para a sua exclusão. Exclusão essa que também constitui uma forma de violência e que pode ser percebida nos mais variados contextos.DISQUE DENUNCIA:181

4 comentários:

  1. Esses e outros mais são os absurdos que convivemos no dia a dia, lamentavelmente.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. COMENTARIO DO AMIGO LISON:Que Post Fantástico!
    AMIGA SUELEN, o seu texto no apresenta uma realidade que muitos fingem não perceber, enquanto uma leva se prevalece da situação para praticar agressões diversas, e ainda há uns poucos que abiscoitam até suas minguadas aposentadorias. Isso sem falar não falta de atenção em simplesmente lhes darem um bom dia ou ajudar a atravessar uma rua.
    O seu texto e imagens são comoventes!

    Parabéns por mais um magnífico Post!
    Contagiou. Mexeu. Valeu.
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente as pessoas não respeitam, os governantes e políticos também e assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade...

    ResponderExcluir
  4. Ola Suelen

    Sua postagem é importante
    Quantos deficientes vivem o mesmo problema e nem sequer conseguem seus direitos de cidadão, mesmo porque neste país as autoridade não se importam.
    Conceder de fato o direito a estes deficientes não é apenas criar leis, mas sim cumpri-las e investir pesadamente para que tenham condições de serem respeitados como qualquer ser humano.
    Não podemos e nem mesmo devemos encara-los como diferentes, mesmo porque, vários deficientes já mostraram que são capazes de competir com qualquer um, falta apenas as oportunidades.
    Vale lembrar um grupo conhecido como "Os artistas sem mãos" que foi reconhecido internacionalmente pelos trabalhos de pinturas realizados com os pés, esta é a maior prova de que são capazes, e assim devemos respeitá-los.
    Parabens por sua postagem
    Um forte abraço
    Mad

    ResponderExcluir