sábado, 20 de março de 2010

16 ANOS SEM MUSSUM,UM ETERNO TRAPALHÃO



Mussum
Nome completo Antônio Carlos Bernardes Gomes
Nascimento 7 de abril de 1941
Rio de Janeiro (RJ)
Brasil
Falecimento 29 de julho de 1994 (53 anos)
São Paulo (SP)
Brasil
Ocupação Músico, humorista e ator
Trabalhos notáveis Os Trapalhões
Antônio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido como Mussum, (Rio de Janeiro, 7 de abril de 1941 — São Paulo, 29 de julho de 1994) foi um músico, humorista e ator brasileiro

Como músico foi membro do grupo de samba Os Originais do Samba e como humorista, do grupo Os Trapalhões.

Carreira
Mussum teve origem humilde, nasceu no Morro da Cachoeirinha, no Lins de Vasconcelos, subúrbio do Rio de Janeiro. Estudou durante nove anos num colégio interno, onde obteve o diploma de ajustador mecânico.

Serviu na Força Aérea Brasileira durante oito anos, ao mesmo tempo em que aproveitava para participar na Caravana Cultural de Música Brasileira de Carlos Machado. Foi músico e sambista, com amigos fundou o grupo Os Sete Modernos, posteriormente chamado Os Originais do Samba. O grupo teve vários sucessos, as coreografias e roupas coloridas os fizeram muito populares na TV, nos anos 1970, e se apresentaram em diversos países.

Antes, nos anos 1960, é convidado a participar de um show de televisão, como humorista. De início recusa o convite, justificando-se com a afirmação de que pintar a cara, como é costume dos atores, não era coisa de homem. Finalmente estréia no programa humorístico Bairro Feliz (TV Globo, 1965). Consta que foi nos bastidores deste show que Grande Otelo lhe deu o apelido de Mussum, que origina-se de um peixe teleósteo sul-americano.

Em 1969, o diretor de Os Trapalhões, Wilton Franco, o vê numa apresentação de boate com seu conjunto musical e o convida para integrar o grupo humorístico, na época na TV Excelsior. Mais uma vez, recusa; entretanto, o amigo Manfried Santanna (Dedé Santana) consegue convencê-lo, e Mussum passa a integrar o quarteto (que na época ainda era um trio, pois Zacarias entrou no grupo depois) que terminaria tornando-o muito famoso em todo o país. Mussum era o único dos quatro Trapalhões oficiais que era negro (Jorge Lafond e Tião Macalé, apesar de também negros e atuarem em vários quadros com o grupo, eram coadjuvantes).

Apenas quando Os Trapalhões já estavam na TV Globo, e o sucesso o impedia de cumprir seus compromissos, é que Mussum deixou os Originais do Samba. Mas não se afastou da indústria musical, tendo gravado discos com Os Trapalhões e até um solo dedicado ao samba.

Uma de suas paixões era a escola de samba Estação Primeira de Mangueira, todos os anos sua figura pontificava durante os desfiles da escola, no meio da Ala de baianas, da qual era diretor de harmonia. Dessa paixão veio o apelido "Mumu da Mangueira". Também era flamenguista. O Trapalhão Mussum
Mussum foi considerado por muitos o mais engraçado dos Trapalhões.No programa, popularizou o seu modo particular de falar, acrescentando as terminações "is" ou "évis" a palavras arbitrárias (como forévis, cacildis, coraçãozis) e pelo seu inseparável "mé" (ou "mel", que era sua gíria para cachaça). Numa época em que ainda não havia o patrulhamento "politicamente correto", Mussum se celebrizou por expressões onde satirizava sua condição de negro, tais como "negão é o teu passadis" e "quero morrer pretis se eu estiver mentindo", além de recorrentes piadas sobre bebidas alcoólicas.
Outras frases
Criôlo é a tua véia!
Ui, ui, uuui!
Eu vou me pirulitar!
Glacinha (gracinha)!
Casa, comida, três milhão por mês, fora o bafo!
[editar] Apelidos
Azulão
Buraco Quente
Caipirinha
Cromado
"Da Mangueira"
Grande pássaro
Kid Mumu da Mangueira
Maisena
Morcegão
Muça
Pé de Rodo
Nega da boca do tubo (por Didi)
Outros trabalhos
Mussum também foi garoto propaganda em comerciais de TV dos produtos Etti, do medicamento Hepatovis, do plano de saúde carioca Assim e do peru Chester da Perdigão (neste último junto com seus três companheiros Trapalhões).

Morte
Mussum morreu em 29 de julho de 1994, aos 53 anos, não resistindo a um transplante de coração, e foi sepultado em São Paulo. [1] Deixou um legado de 27 filmes com Os Trapalhões, além de mais de vinte anos de participações televisivas.

Legado
O humorista nunca foi esquecido pelo grande público que conquistou, e recentemente foi lembrado em uma série de camisetas lançadas no Rio de Janeiro, com a imagem estilizada de Mussum e a inscrição "Mussum Forevis".

Após o Rio de Janeiro ser escolhido sede dos Jogos Olímpicos de 2016, vários internautas satirizaram o poster de campanha do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama com a foto do humorista e sob ela a frase "Yes, we créu". Uma sátira a "Yes, we can" (sim, nós podemos) frase de campanha do presidente estadunidense. Também foram produzidas camisetas com a palavra "Obamis".

Uma rua de São Paulo, no bairro Campo Limpo, ganhou o nome "Comediante Mussum" em sua homenagem.

Uma famosa frase do humorista, "Só no Forévis", inspirou a banda brasileira de hardcore punk Raimundos, que utilizou a frase como título de seu album homônimo de 1999, bem como título da canção que abre o disco, uma vinheta em ritmo de samba.

6 comentários:

  1. Su,

    Que linda homenagem ao querido e saudoso Mussum amiga!

    Adorei a matéria e os vídeos.

    Parabéns por tão bela postagem.

    E como diria o amigo Mussum: Agora eu vou me pirulitar! Fuiiii.

    Bjs.

    Ro.

    ResponderExcluir
  2. Suelen, bela postagem que você fez. Tenho muita saudade dos Trapalhões. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Que Post Fascinante!
    AMIGA SUELEN
    A homenmagem ao grande mestre do humor, Antônio Carlos Bernardes Gomes, ficou impecável!
    Você me fez relembrar de minha juventude. Nas tardes de dominbo por muito tempo assisti-lo, digo, assistir os Trapalhões, era o meu programa favorito. Somente boas e eternas recordações de bom gosto. Os vídeos são ótimos!
    Contagiou. Mexeu. Valeu.


    Parabéns por mais um excelente Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal, parabéns pela sensibilidade de homenagiar esse grande humorista. Grande representante do povo brasileiro, no agir no falar e no levar a vida com bom humor!

    ResponderExcluir
  5. Olá Camila!
    Tenho que lhe dar os parabéns pela linda e merecida homenagem ao nosso saudoso Mussum, com toda aquela "malandragem" que só o Brasileiro tem.

    Parabéns
    Andréas Kritikós

    ResponderExcluir