sexta-feira, 19 de março de 2010

O TRÁFICO DE MULHERES - UMA PREOCUPAÇÃO CRESCENTE



O tráfico de mulheres constitui um fenómeno abominável e cada vez mais preocupante. A sua natureza é mais estrutural do que episódica, não afectando apenas um número limitado de pessoas, pois tem importantes consequências na estrutura social e económica das nossas sociedades. O fenómeno é facilitado pela mundialização e pelas tecnologias modernas. O tráfico de mulheres não envolve apenas a exploração sexual, mas também a exploração pelo trabalho em condições próximas da escravatura. As vítimas sofrem violências, violações, maus tratos e graves sevícias, bem como outros tipos de pressão e coacção. Os Estados-Membros da União Europeia e os países candidatos são muito afectados por estes flagelos da sociedade.

As razões do desenvolvimento de mulheres

A pobreza, o desemprego, bem como a ausência de educação e de acesso aos recursos constituem as causas subjacentes ao tráfico de seres humanos. É evidente que se, por um lado, algumas pessoas estão dispostas a assumir o risco de cair nas mãos de traficantes para melhorarem as suas condições de vida, por outro lado, existe nos países industrializados uma tendência preocupante para a utilização de mão-de-obra barata e clandestina, bem como para a exploração de mulheres e crianças para fins de prostituição e pornografia. As mulheres são particularmente vulneráveis ao tráfico de seres humanos devido à feminização da pobreza, à discriminação entre homens e mulheres, à falta de possibilidades de educação e de emprego nos seus países de origem.

4 comentários:

  1. Su,

    Parabéns pelo excelente post.

    Devemos divulgar esse tipo de notícia, que apesar de ser de conhecimento de todos, não é levado a sério como deveria.

    Os órgãos competentes não se importam muito com o tráfico de mulheres, que em sua maioria são jovens de famílias de baixa renda, e são iludidas por uma ninharia.

    Adorei!

    Bjs.

    Ro.

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde

    Muito interessante e digo mais a respeito deste trafico é lamentavel que isso ainda ocorra, e outra além da pobreza, desemprego, que você citou a inlusão de fazer sucesso em outro pais ou ter uma vida melhor também são grandes atrativos que fazem elas cairem na labia destes bandidos.

    Abraços
    Dalton Assis

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo artigo muita familias sofrem por não saberem o paradeiro de suas filhas...deve ser uma dor terrivel para uma mãe e avida que essas mulheres levam , muitas vezes fora do Brasil é de total escravidão!!

    abr

    ResponderExcluir
  4. Fico olhando os rostos de desaparecidas e imaginando o que pode ter acontecido com essas meninas, mulheres, filhas, irmãs, mães também de alguém que sofre a angústia da ausência e, pior, das incertezas "Está viva/morta? Bem cuidada? Feliz?"
    Tem muito sofrimento na vida mas acho que ter 1 parente sumido no mundo, a espera angustiante de uma simples notícia, nem que seja a mais terrível, a morte, é o mais terrível sofrimento que alguém pode passar.

    ResponderExcluir