quinta-feira, 18 de março de 2010

FILHOS DO NORDESTE:CAJU E CASTANHA



A dupla Caju & Castanha foi criada pelos irmãos José Albertino da Silva (Caju) e José Roberto da Silva (Castanha) ainda na infância, quando apresentavam-se em feiras e praças de Pernambuco em Jaboatão dos Guararapes, tocando pandeiros feitos com lata de marmelada. O nome da dupla foi dado por um prefeito de Jaboatão chamado Severino Claudino.

Em 1978, fazem participação do documentário Nordeste: Cordel, Repente, Canção, da cineasta Tãnia Quaresma, ai surge o seu primeiro disco com participações especiais de Zé Ramalho e Elba Ramalho. No começo da década de 80, os irmãos mudam-se para São Paulo, onde inicialmente se apresentavam em ônibus.

Em 1981, gravam o seu segundo disco: Embolando na Embolada

Na década de 80, convidados a se apresentarem no programa Som do Brasil, permaneceram apresentando por cinco anos, ao lado de Rolando Boldrin e do Lima Duarte.

No ano de 1993, a dupla passou a ser conhecida nacionalmente através da Embolada "Ladrão Besta e o Ladrão Sabido". Em 1997, a história da dupla foi contada no documentário Som da Rua - Caju e Castanha, uma co-produção da TVE Brasil[1].

Em 2001, José Albertino da Silva faleceu, devido a um câncer no cérebro. Seu último show havia ocorrido em 2000, na edição do Festival Abril Pro Rock. Em seu lugar, entrou seu sobrinho Ricardo Alves da Silva.

No ano de 2002, a dupla estrelou o curta-metragem A Saga Dos Guerreiros Caju e Castanha Contra o Encouraçado Titanic, dirigido por Walter Salles, que concorreu ao Cannes daquele ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário