quinta-feira, 18 de março de 2010

Uma tarde na Cracolândia: "tio, me dá dois contos de pedra"






Os viciados fumam o crack em cachimbos feitos com antenas de carro. O metal, quente, provoca feridas nos lábios. Passando o cachimbo de boca em boca, a chance de transmissão de doenças cresce muito. Daí o projeto de distribuição de piteiras, para uso individual, e manteiga de cacau, para evitar o ressecamento dos lábios e diminuir o surgimento de ferimentos.

Da mesma forma que a distribuição de seringas para viciados em drogas injetáveis, de forma a evitar a contaminação pelo vírus HIV, a ajuda aos viciados em crack é um trabalho polêmico, que a ONG É de Lei desenvolve já desde 2004, quando o drama da Cracolândia começou a ganhar dimensão incontrolável.

Antes de distribuir piteiras, o É de Lei, com o apoio do Ministério da Saúde, testou um programa de troca dos cachimbos de metal por um de madeira, de melhor qualidade, com o mesmo objetivo de tentar diminuir os ferimentos nos lábios dos viciados. O projeto fracassou porque um resíduo do crack, que é raspado depois do uso, saía junto com a madeira do cachimbo, levando os usuários a preferirem o de metal.

2 comentários:

  1. Su,

    Parabéns pelo excelente post.

    Esse assunto é muito delicado, pois o que mais vemos nos dias de hoje são jovens usuários de drogas.

    Penso que além da distribuição de seringas e derivados para o uso de drogas ilícitas, deveria haver um melhor planejamento para combater o uso das drogas, criando novos locais para tratamento adequado, dando escola, lazer, incentivo para o esporte etc..., coisas que esses jovens não têm.

    Bjs.

    Ro.

    ResponderExcluir
  2. tem que passar com uma metralhadora e atar todos esses bando de lixos humanos.pro inferno com eles.

    ResponderExcluir