quarta-feira, 17 de março de 2010

MULHERES ESPANCADAS E HUMILHADAS











Mulheres espancadas, queimadas, ameaçadas de morte contaram suas histórias em audiência pública que debateu a Lei Maria da Penha, realizada no plenário da Câmara. Osmarina Rocha da Silva, em depoimento comovente, contou que foi espancada durante 12 anos pelo marido, que, entre outras barbáries, tentou queimá-la enquanto ela dormia.

"Uma mulher que apanha do marido só vai à delegacia quando ela está no seu limite, depois de sofrer muito", disse, ao narrar que, após ser queimada com ferro de passar roupa por se negar a ter relações sexuais com o marido, ela foi à delegacia dar queixa e a delegada perguntou-lhe se ela tinha testemunhas do fato. "Ora, eu estava ali queimada", afirmou. Ela revelou que só se sentiu "uma mulher livre" para criar seus dois filhos depois que enfrentou seu marido com um facão; foi só aí que ele parou de espancá-la.

Cicatrizes - "Após seis tentativas de separação, fui vítima de cinco balas disparadas por meu ex-marido, e eu carrego todas essas marcas e a cicatriz na alma", contou Roseni Pereira de Miranda, vítima de tentativa de homicídio em estacionamento da faculdade IESB em dezembro de 2005. Pelo ato, "ele foi condenado a apenas cinco anos de prisão, mas, mesmo assim, a Lei Maria da Penha é um avanço e uma esperança", afirmou.

Casos Arquivados - A Justiça brasileira sempre tratou a violência doméstica como uma questão de família, afirmou o promotor de Justiça do Ministério Público do DF, Fausto Rodrigues de Lima. "Até hoje, o fato de um homem quebrar a mandíbula de sua mulher não é visto como crime, mas como um fato da vida privada e familiar", exemplificou. "Violência é crime e é responsabilidade do Estado", argumentou. Segundo o promotor, de 1995 até hoje - mesmo após a publicação da Lei Maria da Penha - , mais de 90% dos casos de violência contra a mulher são arquivados.

A promotora-adjunta de Justiça do Ministério Público, Danielle Martins Aceiro, afirmou que o aspecto de "igualdade de vítimas" de violência doméstica equiparadas com as vítimas de outros crimes, como estelionato, foi uma das conquistas da Lei Maria da Penha, que, segundo ela, "veio publicizar o conflito doméstico".

"A lei não acaba com a violência, precisamos de trabalho de campo para educar o homem", considerou a juíza da vara do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, do Tribunal de Justiça do DF, Maria Izabel da Silva. "Temos que ter novo foco da campanha da Lei, que precisa ser divulgada para mostrar ao homem que ele não pode perpetrar agressões contra a mulher", disse.

"A aplicação da Lei Maria da Penha não é apenas punitiva, mas também preventiva", opinou a promotora do Ministério Público, Laís Cerqueira da Silva. "Ela defendeu a efetivação da Lei. "Devemos nos sensibilizar não apenas com os casos extremos, como os homicídios, mas tabém com os casos de lesão corporal", alertou.

A deputada Erika Kokay (PT), ao encerrar a audiência, lembrou que a aplicação da Lei Maria da Penha deve ser uma conquista diária. A deputada trouxe a discussão da Lei à Câmara desde sua publicação no ano passado.

31 comentários:

  1. Boa Tarde

    É um absurdo em pleno seculo 21 ter de presenciar cenas tragicas como essa até quando isso vai acontecer?

    Homens que fazem isso não devem ser tratados nem como ser humano estes elergumeno mostros o que quer que seja devem sofrer o mesmo que fizeram com suas companheiras pois nem animal faz isso com sua fêmea.

    Mas é lamentavel que muitas mulheres que sofrem essa violencia se cala perante a força de seu "companheiro!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Dalton Eu Passei Por violência pelo meu ex marido, cheguei a ser levada ao hospital , fis exames de corpo de delito, foi para no forum para ele ser julgado pela lei Maria Da Penha , mas quando os oficiais de justiça estiveram em minha casa para trazer a data da audiência eu estava trabalhando, nem meu ex compareceu na audiência mas msmo assim o juiz arquivou o caso , não sei o que fazer choro até hoje quando me lembro de tudo o que ouve , esses dias fui a delegacia pra saber como estava o caso foi ai q fiquei sabendo que estava arquivado , não bastando essa frustração fui muito humilhada pelo delegado , não sei o que fazer mais , acho injustiça ele ter feito tanta coisa e sair em puni e continuar junto com a familha dele me infernizando .. as vezes tenho vontade de desistir de viver , me desculpe pelo desabafo.....

      Excluir
  2. Meu Deus como pode acontecer isso, isso é anormal num ser humano..

    ResponderExcluir
  3. Quando um homem chega ao ponto de fazer isto com sua mulher, companheira, namorada etc. deixou de ser humano e se tornou um monstro. Como tal deveria ser banido da sociedade.
    As fotos são chocantes e causam revolta de ser ver.

    A delegada que atendeu uma das vítimas e perguntou, cinicamente, se tinha testemunha, não é digna de exercer tal função. Tal atitude revela o descaso para com a mulher e a violência praticada contra ela. É preciso lutar e gritar - em alto e bom som - para fazer valer o direito da mulher.

    Faz-se necessário também que nós homens nos mobilizemos para que tal seja extirpardo da sociedade. Quanto mais prevalecer e predominar a violência contra a mulher, pior será o futuro da sociedade. A nossa já ganhou fama de ser uma das mais violentas em todo o mundo.

    Abraço e parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  4. adicionei essa pagina no meu blog atravez de um link direto par o seu.

    ResponderExcluir
  5. meu DEUS que senas oriveis...e pior ainda essas mesmas mulheres espancadas,anoite se deitam com seus companheiros...covardia,eles são uns vermes

    ResponderExcluir
  6. isso é um absurdo! esse não é homem é um safado!!! pois o verdadeiro homem não bate na mulher e sim da o carinho o amor e faz dela a mulher mas feliz do mundo! esse sim é homem...

    ResponderExcluir
  7. Imagino que o crime contra a mulher não é efetivamente combatido pois haveria evasão absurda das relações matrimoniais.
    Se a mulher tomar consciência de que a dependência econômica é o principal motivo de tantas agressões, fará tudo para se tornar independente. Reproduzirá sem assistência masculina. Criará uma nova sociedade em que seja dispensável a ação masculina.

    ResponderExcluir
  8. AFF,QUANTA COVARDIA,POR ISSO QUE ATÉ PENSO EM ENTRAR NUM NOVO RELACIONAMENTO VENDO TANTA FOTO DE CRUELDADES,MORRO DE MEDO

    ResponderExcluir
  9. somente deus pode dar forcas para que essas mulheres possam se liberta desses covardes que deveriam protegelas e nao humilhar e bater dessa forma elas tem que ter opiniao e separar desses covardessss

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente, cada dia que passa mais violência é praticada contra mulheres. Até quando isso vai continuar a acontecer? Esses covardes tem certeza da impunidade, então eles se aproveitam pra cometer essas atrocidades. São monstros abomináveis, não merecem viver. E pra piorar, pessoas despreparadas, ou com má vontade, são colocadas na posição de quem deveria defender essas mulheres colaboram pra aumentar a dor e a humilhação das mulheres.

    ResponderExcluir
  11. vey isso é muita crueldade
    um homem desse deveria passar por tudo isso que a mulher passa

    ResponderExcluir
  12. ISTO É SIMPLESMENTE A FALTA DE JUSTIÇA, DE COMPROMISSO DO JUDICIARIO BRASILEIRO E MUITO MAIS AINDA: A FALTA DE UMA BOA EDUCAÇÃO PARA TODOS.
    ISTO DA-SE PELA FALTA DE CULTURA, VALORES MORAIS QUE DEVERIA TAMBEM SER REPASSADO PELA FAMILIA QUE NAO TEM ESTA ESTRUTURA, POR QUE NAO APRENDEU TB NA ESCOLA, PQ OS PROFESSORES TB NAO APRENDERAM A REPASSAR.
    OU SEJA: O BRASIL TA UM CASO PERDIDO MESMO, SEM ESTRUTURA POLITICA, SEM EDUCAÇÃO, SEM JUSTIÇA, A NÃO SER PARA OS RICOS E MAIS AINDA A TREMENDA FALTA DE VERGONHA DE TODOS QUE ELEGEM UM BANDO DE MARGINAIS DE COLARINHO BRANCO QUE INFELISMENTE TEMOS HOJE EM NOSSO PAIS

    ResponderExcluir
  13. O canibalismo só mudou sua forma de ser ! Bem que dizem as professias que no final dos tempos o amor se esfruiaria!
    O que se pode dizer destas e outras cenas que ja ví?
    Prendam os congressistas que naaaão fazem nada, aanaaão fazem leis mais duras, porque tem mede deles, parentes e amigos cairem em tais leis?
    De civilizados anão temos mais nada e essa é a verdade!!!

    ResponderExcluir
  14. quem faz isso nao e homem e um mostro

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. JA QUE OS POLÍTICOS NÃO FAZEM NADA PELAS MULHERES QUE SOFREM NO DIA A DIA COM SEUS COMPANHEIROS QUE AS ESPANCAM COMO SE FOSSEM OBJETOS DE SUAS PROPRIEDADES PEÇO AOS AMIGOS DO FACE QUE AJUDEM COMPARTILHANDO E INCENTIVANDO AS DENUNCIAS CONTRA ESSES COVARDES. DENUNCIE SE VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE PASSE POR ISSO , SE VOCE NAO DENUNCIAR QUANTO ANTES PODERÁ SER MUITO TARDE.. QUEM SABE ASSIM OS POLÍTICOS TOMAM VERGONHA E LEVE ISSO A SÉRIO.....LEMBRE SE DENUCIE ATRAVEZ DO 190 OU 181 VAMOS ACABAR COM A IMPUNIDADE DESSES CRIMES NO BRASIL
    NÓS PESSOAS DO BEM ESTAMOS PRESOS EM NOSSAS CASAS ENQUANTO OS VERDADEIROS CRIMINOSOS ESTÃO SOLTOS....SEM FALAR QUE MUITOS DELES ESTÃO NO COMANDO DO NOSSO PAIS;PAIS ESSE QUE É RIQUÍSSIMO,POREM OS POLÍTICOS NÃO DEIXAM QUE ESSA RIQUEZA CHEGUE AS MESAS DAQUELES QUE MAIS PRECISAM....LEMBREM SE.ESSE ESTA LONGE DA DEMOCRACIA E SO DEPENDE DE NÓS....

    ResponderExcluir
  17. Cadeia que é bom pra eles, NADA, agora não paga pensão pra vc. ver.

    ResponderExcluir
  18. Gente por favor não julgem essas mulheres, ni guém gosta de apanhar, é horrivel! eu passo por isso quase sempre na mão do meu companheiro, ontem mesmo ele me bateu e eu estou toda machucada... não julgem, é muito dificil vc denunciar alguém que você ama, alguém que você não quer ver no fundo de uma cela de cadeia. Nenhuma mulher gosta de apanhar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho 12 anos mais nunca vi algem passar por isso mais tanbem é um abisurdo vc gosta de um homem q te bate todo dia isso n é algeum q te merece vc tem q se valorisar e n ir para a mao de qualqer homem q aparece pq vc n deve simplemente amar algem q n te ama pq ele n te ama se ele te amace n bateria em vc tenha coragem de denunciar eu n estou acusando ninguem e nem defendendo ningem eu só estou dando aminha opiniao eu sei q deve ser dificio ver o homem q vc ama atras das grades mais um homem desse n merece vc esse homem n é uma pessoa q vc ama ele é um bamdido q deve estar atras das grades , qm sabe depois Deus manda um homem melhor q te valorise q te respeite ! pense nisso estou torcendo e orando por vcs bjs pra vcs q leram e fiqem com Deus porqe o melhor de Deus ainda esta por vir!!!

      Excluir
  19. convades não tenho o que falar convades / mostros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E muito dificil para nos mulheres tomar esse tipo de decisao(denunciar),mesmo poque a justiça no brasil e muito falha e nao nos proteje como devia,nao e todo mundo q se emporta com q nos passamos com esses covardes,tem gente q ate pensa q nos gostamos de apanhar ,mas so quem ja viveu ou vive uma historia de horror como a nossa e q sabe o quanto isso nos assombra...E como um filme de terror q pareçe nunca acabar.Mas eu tenho muita fe na justiça Divina,essa sim nunca falha e nem comete erros.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  20. E um seguinte mulheres são uns dos melhores presentes dados por deus ou seja são uns dos bens mais preciosos da terra, esses pisicopatas que não sabem disso tem que ser internado e sofrer muito tmb sendo espancado se pego um animal batendo em uma mulher juro que acabo com a raça dele, bração a todos que defendem estas deusa!

    ResponderExcluir
  21. As mulheres deveriam ter forças para denunciar,eu compreendo o quanto é difícil,mas apartir de um simples tapa no rosto não existe desculpas.
    Se ficarmos esperando a justiça fazer algo,todas elas morrem por silencio,mas acontece que cada mulher deveria fazer a sua parte,denunciando! Não existe essa de "amo ele e não o quero o mal",você tem é medo dele isso sim,ou então ficar com medo por que ele ameaçou a familia ou ela mesma de morte,só fica na ameaça mesmo,
    Ninguém está nesse mundo para sofres,agora se quiser sofrer,permaneçam mudas,permaneçam com medo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulheres,descubram,vcs são o sexo forte,lutem por sua dignidade,apartir do momento que uma mulher mostra que tem forcas totalmente para reagir a isso seus companheiros se sentem intimidados a cometer o ato,sou homem e nunca vi na minha frente uma cena dessa,em odeio homem que bate em uma mulher,que ta ali do lado,que acorda de manha cedo,ajuda,se preocupa,é a mãe dos nossos filhos,nossas mães são mulheres,o que seria de nos vendo nossa mãe ser espancada?!Pensem bem,vcs precisam dessas mulheres guerreiras para viver,deem valor enquanto tem,pois arrependimento nso trás ninguém de volta....Mulher o sexo forte é vc!!!

      Excluir
  22. Então a mulher é um presente de Deus? Presente para quem para o homem? Os homens que agridem mulheres não são psicopatas, são homens comuns, de família, que aprederam que a violência faz parte da vida. O importante é tomar conciência de gente humana que somos. Não somos propriedade de ninguem e muito menos um presente de Deus para servir ao homem. somos seres humanos e temos direitos, luto por eles todos os dias. nenhuma mulher apanha porque quer, esse comentário é machista e ignorante. o precisa acontecer é uma mudança interna que resultará em atitudes posteriormente. Uma mulher que não sabe sobre seus direitos, se acha incapaz e tem sua auto estima dilacerada pela cultural não tem condições de denunciar seu companheiro.
    O ciclo da violência só vai se estendendo às gerações futuras.

    ResponderExcluir
  23. Oi e triste existir pessoas assim tao mà sem coraçao...

    ResponderExcluir
  24. E muito triste e desesperador ver que a pessoa que mais essas mulheres ajudam e apoiam as amedrontam e agridem com a maior frieza, simplesmente no outro dia falar que a culpa e delas e que foi sem querer. Até quando a sociedade continuara refém desses monstros disfarçados de pai de famíli?!

    ResponderExcluir
  25. E muito triste e desesperador ver que a pessoa que mais essas mulheres ajudam e apoiam as amedrontam e agridem com a maior frieza, simplesmente no outro dia falar que a culpa e delas e que foi sem querer. Até quando a sociedade continuara refém desses monstros disfarçados de pai de famíli?!

    ResponderExcluir