sábado, 22 de maio de 2010

A FOME




A FOME*

A fome é a miséria do mundo,
Mas também é rica, é profunda...
Motiva a prosperar e crescer
E no trabalho amadurecer...

A fome às vezes é fingida,
Num disfarce, constrangida...
Desperdiça muita comida
E continua escondida...

A fome do pobre não dá
Pra esconder ou sublimar...
Tem raízes em todo lugar,
Na desigualdade social que há...

A fome melhor é aquela
Que nos olha, fixo, da janela...
Toma-nos, de salto, na surpresa!
E, nos agarra pelas presas...

Excerto do Poema "A Fome".

A fome como problemática mundial, escassez de alimentos, etc. Contudo a fome metaforizada enquanto pulsão, instintual humana, que motiva, dá força e encoraja aos desafios passionais, a fome no seu sentido mais primitivo e ao mesmo tempo, emocional, psicológico como um convite imperativo na busca de dois tipos de alimentos :Um para o corpo outro para a alma. ...

* Núcleo Temático Romântico

3 comentários:

  1. Que imagens tristes,são duras mas verdadeiras!!!A fome realmente é a pior dor que pode existir,pois é fruto da omissão daqueles que tem e não querem repartir.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Isso mostra o quanto a sociedade está evoluída... Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Os índices de desperdício de alimentos no Brasil, um país com 46 milhões de famintos, batem recordes mundiais. Estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Centro de Agroindústria de Alimentos mostra que o brasileiro joga fora mais do que aquilo que come. Em hortaliças, por exemplo, o total anual de desperdício é de 37 quilos por habitante. Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, nas dez maiores capitais do Brasil, o cidadão consome 35 quilos de alimentos ao ano — dois a menos do que o total que joga no lixo.
    Carnes também devem ser levadas em consideração. Além do alto valor de mercado, vale lembrar que a carne para chegar ao nosso estabelecimento necessitou do abate de um animal. O mesmo vale para derivados como presunto, mortadela, tender, entre outros.

    Dr. Joseph M. Alves - Médico Veterinário Especializado em Inspeção de Alimentos. www.zuriqueconsultoria.com.br

    ResponderExcluir