quarta-feira, 7 de abril de 2010

COSTINHA UM HUMORISTA BRASILEIRO



Lírio Mário da Costa (Rio de Janeiro, 1923 – Rio de Janeiro, 15 de setembro de 1995), conhecido como Costinha.

Com o seu pai, aprendeu a ser palhaço de circo, porém quando tinha treze anos, seu pai abandonou a família.

Costinha então larga os estudos para ajudar nas despesas do lar, trabalhando como office-boy, garçom e nas horas vagas em circo.

Também foi contínuo, faxineiro, vendedor de bilhetes do jogo do bicho e até camelô.

Finalmente, quando começou a trabalhar em uma rádio, sua carreira artística do comediante começou definitivamente.

Costinha era conhecido por ser um excelente careteiro e por sua especialidade em contar piadas de bichinhas e de portugueses, freqüentemente usando termos de baixo calão.Utilizava seus trejeitos engraçados e palavras de baixo calão para tornar as piadas mais engraçadas, porém a careta era sua marca registrada, e bastava olhar para ele que já dava vontade de rir.

Apesar da vasta filmografia (atuou em mais de 50 filmes), a parte mais conhecida –e bem-sucedida– de sua carreira se deu nos palcos, através os shows de piadas apresentados de maneira quase ininterrupta através das décadas. No início dos anos 70s também fez sucesso com a peça “O donzelo”.

Na televisão, sempre sofreu com a censura. Com abrandamento (no início da década de 80) e o término desta (com a Constituição brasileira de 1988), passou a frequentar com mais regularidade vários programas humorísticos.

Gravou vários discos de piadas, sendo os mais famosos os da série O Peru da Festa. Trata-se de uma série de cinco LPs, pela gravadora CID. Todos vinham com a tarja “Proibida a execução pública e a venda para menores de 21 anos”, não só pelos termos de baixo calão nas piadas, mas pelas capas sugestivas. No primeiro volume, Costinha parecia estar nu, com uma mesa tapando suas partes íntimas e um peru assado sendo servido sobre ela.

Seu último papel foi como “Seu Mazarito” na Escolinha do Professor Raimundo. Costinha faleceu no Rio de Janeiro aos 72 anos, em 1995, de enfisema pulmonar.

2 comentários:

  1. COMENTARIO DO MEU MIGUXO LISONN:Que Post Fascinante!
    AMIGA SULEN

    Parabéns pela linda homenagem ao grande comediante, Lúcio Mário da Costa, o Costinha. Devo lhe confessar que conhecia muito pouco sobre a vida desse humorista e ator nacional. Uma passagem de vida coroada de muito êxito.
    Parabéns por mais um lindo post!
    Abraços,
    LISON.
    ==================================
    Obs. Por gentileza copie o comentário e repasse para o Blog,
    pois, o meu sinal está ruim e não consegui abrir a caixa de comentários.
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. Suellen, vc é muito gostosa!!
    Vou lhe prestar uma homenagem!
    Sem mais.

    ResponderExcluir